O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da internet.
No Google Ads são criados campanhas contendo um ou mais anúncios, que são ativados por palavras-chaves.
A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques (CPC), ou seja, a cada clique em seu anúncio, desconta o valor definido para aquela palavra chave.
O investimento em Google Adwords é também conhecido como um trabalho de SEM – Search Engine Marketing – Marketing de Otimização de Buscadores – Investimento no Google, Link Patrocinado que recebe a sigla PPC, do inglês Pay Per Click (pague por clique).
Os resultados do investimento no Google Adwords aparecem rapidamente, pois há o investimento em campanha do Google e assim que tiver créditos os anúncios começam a ser exibidos.
Paralelo a isso, sempre trabalhamos com Landing Pages, que são páginas criadas para receber estrategicamente visitantes a fim de faze-los gerar uma determinada conversão.
Anunciar no Google é um trabalho que exige conhecimentos e recursos.
Numa visão simplista, o funcionamento dessa ferramenta se dá mais ou menos assim.
Escolhemos algumas palavras chaves que sejam relacionadas ao produto ou serviço a ser anunciado no Google Ads.
Criamos um ou mais anúncios para cada assunto, ou seja, agrupamos as palavras chaves para aquele assunto, que vão ativar os anúncios do mesmo assunto.
Ajustamos os valores de cliques nessas palavras chaves e ao longo dos dias essas palavras chaves terão ajustes, pois deve estar sempre com valores suficientes para serem exibidas entre as primeiras.
É necessário estar atento as palavras que ativam os anúncios(termos de buscas) impedindo que palavras cuja intenção do usuário seja diferente de nossos objetivos gerem cliques em nossos anúncios, evitando gastos desnecessários.
É muito importante o acompanhamento dos termos de buscas, adicionando nas campanhas as palavras que fazem sentido, bem como adicionando como palavras negativas para aquelas que não são interessantes para as campanhas.
Observando diariamente o desenrolar da campanha poderemos saber qual o caminho tomar e fazer os devidos ajustes, que devem sempre acontecer, pois a cada momento os valores dos lances podem estar diferentes, cuidando para que não desperdiçamos recursos a mais, bem como não trabalhando com lances muito abaixo, que não gerem resultados.
Para ficar completo, alem de trabalharmos a campanha no Google Ads, nós fazemos páginas especificas para o anúncio, chamadas de Landing Page. Ou seja, do inicio ao fim, a campanha deve focar naquele assunto.
As Landing Pages, são páginas criadas para receber estrategicamente visitantes a fim de faze-los gerar uma determinada conversão.
Se um anúncio é de Tênis Nike branco o clique no anúncio deve levar a uma página que tenha um ou mais Tênis Nike branco.
Jamais deve levar a uma pagina que tenha outros tênis que não sejam Nike Branco.
Supondo que definimos o valor de R$ 1,50 para cada clique, quando alguém digitar Tênis Nike branco no Google, se o valor que estamos dispostos a pagar estiver entre os melhores, apareceremos na parte superior da pesquisa do Google. O desconto do clique somente ocorre quando alguém clica em nosso anúncio.
Então a cada clique em Tênis Nike branco é descontado R$ 1,50 do saldo total de créditos disponíveis.
Quando acaba o saldo no Google Ads, a campanha deixa de funcionar…mas devemos acompanhar o saldo periodicamente para evitar que a campanha fique inativa.
Lembrando que esse exemplo acima é uma explicação simples, com estratégia de lances por CPC e com o meio de pagamento manual. Há outras formatações mais inteligentes e automatizadas que tornam a campanha mais ágil e com melhor desempenho.