Logotipos minimalistas: conheça essa tendência
O termo minimalismo ganhou bastante popularidade ultimamente.Com isso a proporção e propagação desse termo tem crescido ainda mais, e tem ganho praticamente todos os meios, desde logotipos minimalistas até se tornando um estilo de vida.
Dessa forma, utilizar e conhecer esse termo tem feito cada vez mais sentido, indo de encontro a inovação e a tendências que fazem parte do mercado e do dia a dia de boa parte da população.
Assim, é importante que as empresas e pessoas conheçam e estejam por dentro desses termos e das suas utilizações, para que justamente se beneficiem e criem um cenário vantajoso através da sua aplicação, isso desde uma empresa de montagem mecânica as mais variadas empresas e negócios do mercado.
Com isso, acompanhe o texto para entender tudo sobre essa novidade e o quanto sua utilização pode garantir recursos e benefícios únicos através da sua aplicação.
O que é o minimalismo?
Segundo o dicionário, a palavra minimalismo é um substantivo masculino que significa “encontrar a solução mais simples”. Buscando justamente essa busca pela simplicidade e por algo mais prático nesse processo.
O minimalismo não é apenas um estilo de vida ou preferência estética. É uma ferramenta que pode ajudar todos aqueles que estão dispostos a se afastar do excesso e se concentrar em encontrar a felicidade, a realização pessoal e, o mais importante, a liberdade.
O minimalismo vai muito além de um termo da moda ou apenas um momento, o minimalismo carrega consigo uma significação através de todas as suas características e algo realmente valioso ao ser pensado.
Dessa forma, esse termo tem tomado proporções inimagináveis, alcançando desde logotipos em suas características a serviço de transporte de veículos em seu dia a dia e no contato com cada colaborador.
Assim, a necessidade em conhecer e adotar por esse modo de vida e por suas características, tem sido algo cada vez mais recorrente e um dos recursos fundamentais entre empresas e negócios em sua rotina e em cada elemento.
Quando identificamos o que é desnecessário, começamos a tomar decisões mais conscientes que, em última análise, nos libertam do medo, da preocupação, da ansiedade, da culpa e das armadilhas de gastos que acabamos construindo em nossas vidas, que nos deixam presos em nosso trabalho ou em certos círculos sociais.
Ao tomar essas decisões e optar por esse estilo de vida em aplicações do seu negócio e da sua rotina, cada decisão se torna consciente e as possibilidades se tornam ainda maiores diante de tantos benefícios e de uma visão mais ampla.
Por isso, o minimalismo se torna algo totalmente necessário desde uma empresa de plástico bolha a uma empresa de brindes corporativos, sendo um recurso ideal para o dia a dia e para um crescimento constante diante do mercado.
Com isso, ao conhecer o minimalismo e entender sobre o seu significado e aplicação, acompanhe a seguir como o minimalismo é utilizado na criação de logotipos e como surgiu a necessidade.
Utilização do minimalismo na criação de logotipos
Concentrar-se em um logotipo simples, mas de alto impacto, parece ser a tendência para os próximos anos. Portanto, vale a pena saber o que é um design minimalista. Indo de encontro justamente a essa facilitação e a uma mensagem mais fácil ser passada.
O design minimalista usa uma estética clean que segue a filosofia “menos é mais” que já mencionamos acima. Elimina detalhes extravagantes e layouts complicados, aplicando composições limpas e simples.
Dessa forma, o seu entendimento se dá de forma mais prática, entendendo justamente a mensagem a ser passada e o intuito da marca ao utilizar os elementos, fazendo com que esse logotipo esteja na mente dos consumidores e tenha esse impacto constante.
Assim, como exemplo uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, ao optar por um logo que remete a suas funções e o significado da marca de forma minimalista, o impacto e atração diante do público se torna algo natural e cada vez mais frequente.
Logos simples que são fáceis de manusear e fáceis de lembrar são os favoritos do nosso cérebro. Eles imediatamente transmitem a ideia da mensagem de criar a identidade visual da marca.
Esses logotipos proporcionam benefícios únicos em sua utilização, garantindo sensações e essa atração constante no público, fazendo com que sua marca esteja sempre atual e tenha esses elementos de diferenciação.
Alguns anos atrás, os logotipos costumavam ser muito complicados. Cheios de nuances e significados ocultos, demorando um pouco para serem absorvidos.
Com o tempo passando e novas tecnologias surgindo, essas aplicações se tornaram algo mais complicado diante do mercado, não atendendo aquilo que o público busca e tendo dificuldade através de suas estratégias.
Atualmente se busca justamente o oposto. Todas as coisas complicadas devem ser repensadas. Isso porque estamos em uma era de bombardeio de informações que inundou nossas mentes com coisas. Portanto, quanto mais simples o logotipo, melhor será.
Com esses logotipos mais simples e sem dificuldades nesse primeiro contato, a aproximação com o público se tornou algo recorrente e mais prático, isso facilitando por exemplo uma distribuidora de produtos cirúrgicos em sua popularidade e crescimento diante do mercado.
Desse modo, veja a seguir como a tendência dos logotipos minimalistas faz a diferença para uma marca e como é possível aplicar o minimalismo nos logotipos.
Como aplicar o minimalismo nos logotipos
O fato de os logotipos estarem se tornando menos detalhados e simples, não é apenas um desejo do designer ou apenas uma tendência de design. É algo que visa justamente a aproximação e atração do público.
Assim, permitindo que o logotipo seja colocado em diferentes tipos de mídia – se o logotipo era inserido apenas em mídia física antes, o logotipo agora deve ter uma boa aparência na web, inclusive em pequenas telas de telefone.
Com isso, uma das principais características a ser pensada ao construir seu logotipo é sua amplitude e impacto diante do público e diante de cada contato estabelecido, conseguindo destacar e ser único diante do mercado.
Por exemplo, uma fábrica de lixa para skate, ao ter esse fator decisivo e conseguir aplicar um logotipo minimalista que atraia seu público-alvo, suas vendas se tornam ainda maiores diante de tais características e das estratégias estabelecidas.
Para criar um logotipo minimalista, você precisa desenvolver um conceito visual simples, mas envolvente e manter a ideia do seu negócio. Conseguindo despertar esses elementos e esses fatores extremamente importantes.
Com isso veja algumas dicas nesses tópicos a seguir para aplicar o minimalismo em seu logotipo.
- Mire na simplicidade, os logotipos devem representar essa simplicidade;
- As linhas, retas ou curvas, são a base de qualquer projeto;
- Formas geométricas podem transmitir a mensagem da sua marca;
- Se você gosta de coisas vintage, não hesite em usar esse estilo para o seu logotipo.
Através de dicas e desse conhecimento do meio, as estratégias se tornam mais diretas e tem um foco mais claro ao serem aplicadas, conseguindo despertar sensações únicas através do seu logotipo e dos seus elementos.
Por isso, a atenção constante nos métodos e nas escolhas realizadas devem ser algo presente na criação ou atualização do seu logotipo, tendo essas marcas únicas e esses fatores decisivos no mercado, sendo uma espécie de monitoramento ambiental, mantendo essa atenção e desejo constante.
Por fim, acompanhe as principais marcas que utilizam logos minimalistas e o seu sucesso ao realizar essa atualização.
Principais marcas que utilizam o logo minimalista
Devido a proporção e crescimento dos logos minimalistas, atualmente pode ser visto em diversos meios essa aplicação e os conceitos desse recurso, mostrando de fato o quanto sua funcionalidade é primordial e totalmente eficaz.
Dessa forma, desde um conteúdo sobre envidraçamento de varandas em São Paulo, a grandes marcas e suas aplicações, tem visto a necessidade e o quanto se tornou algo necessário buscar esses elementos.
Dentre essas marcas e suas estratégias, podemos observar algo em comum entre todas elas, o desejo de trazer a inovação e essa aproximação com o público em diversos elementos. Acompanhe algumas das marcas que optaram pelo uso desse recurso.
O design minimalista é adotado por marcas conhecidas como Coca-Cola, Adidas, BMW, etc. Essa estética se refere a uma abordagem “menos é mais” tanto na prática quanto na teoria, ajudando nossos cérebros a identificar marcas e avançando em nossa compreensão de sua filosofia e identidade.
Com a ascensão do marketing de mídia social, muitas marcas adotaram uma estética específica para atrair seu público-alvo. Imagens de alto brilho com elementos muito limpos. Além disso, as plataformas digitais influenciaram o surgimento de muitas marcas de comércio eletrônico.
Por isso, desde marcas que estão iniciando sua trajetória no mercado, a marcas que já tem seu impacto diante do mercado, devem sempre buscar o novo e proporcionar a melhor experiência para o público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.